sábado, 24 de julho de 2010

Resistência !

Em psicanálise o conceito de resistência é de fundamental importância, e para quem trabalha com essa teoria na clínica, estar familiarizado com o conceito é muito importante . . .

Ele decidiu sair com seus amigos para tomar alguma coisa, curtir uma música e dar risadas, sem mais pretensões, só que encontrou uma menina que ele já havia tido contatos anteriores, todos eles falhos, “cortadas” dela, respostas “secas” dele, um caso fadado a resistência de ambas as partes.

Por ironia ou não em algum momento eles se encontram e começam a conversar exatamente sobre isso, sobre as “cortadas”, sobre as respostas “secas”, e sobre os olhares, sobre as palavras bonitas que rolavam às vezes. Não se sabia bem ao certo o que se fazia ali, os dois, no meio de um monte de gente conversando sem razão nenhuma de ambas as partes dar explicações.

Acontece que de todas essas resistências o jovem se deu conta do seguinte, a resistência é como uma barreira, essa barreira segura algo, esse algo é desejo, desejo inconsciente. Nesse momento ele riu e se deu conta que o que acontecia era que entre eles o que estava rolando era desejo, um pelo outro, pura “sede inconsciente por satisfação”. Então ele a pegou pelos braços, ela resistiu, e ele a beijou assim mesmo.

2 comentários: