quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Velhice!!

Mulher da minha vida (que ainda não achei), meus filhos amados (que ainda não tive), por favor, quando ficar velho não me abandonem, não há coisa pior que a solidão da velhice.
Hoje compreendi o valor que uma companhia tem assim como o valor dos bailes da 3ª idade. Resolvi que iria ate a casa do meu avô hoje para lhe saudar pelos seus 83 anos de vida, fui e a imagem que tive foi dum senhor com uma bombacha e alpargatas sentado em frente à porta de sua casa numa postura de espera com a legítima cara da decepção, esta foi a primeira imagem que vi, a segunda foi este mesmo velho se levantando com um sorriso nos lábios murchos e lagrimas nos olhos.
A primeira coisa que me disse foi “muito obrigado”, nem havia dado os parabéns ainda e nem foi por isso que ele me agradeceu foi pelo fato de eu ter ido empregar duas horas do meu dia para ouvi-lo e lhe fazer companhia. Cada assunto que puxava lhe escorria lágrimas dos olhos e sua voz se confundia com soluços, assuntos como o fato de seus filhos pouco se importarem com ele, que uma das filhas era como se não existisse, que os netos então nem se fale, de que sua companheira não podia vir morar com ele . . . e me agradecia. Depois chorou ao me dizer que fecharam por tempo indeterminado os bailes da terceira idade, eventos que ocorriam duas vezes por semana e que serviam para fazer com que se sentissem úteis a si mesmos.
Sim este texto é mais uma bobagem que se escreve em favor dos velhos, mais um como tantos por ai, provavelmente será o texto menos lido do meu blog, mas um dos que mais mexeu comigo, visitem seus avós e aproximem estas linhas da sua realidade e aí vejam o que estou sentindo ao ver o patriarca da família o homem mais velho que carrega o meu sangue a chorar por ter dado a vida a mais quatro gerações e nenhuma dessas se importar com a sua presença no mundo.

3 comentários:

  1. adorei esse texto, eu amo muito meus avós...vc tá dizendo simplesmente a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza emocionante brow, é a verdade mesmo as vezes a gente passa um tempo sozinho e vê que não é bem assim levar uma vida ainda mais depois de velho na solidão, é fundamental ter alguém pra compartilhar as ideias! Curti mesmo velho. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez q estou lendo os teus textos, na real nem sabia q escrevia. Adorei todos, mas esse até agora foi o q mais me chamou atenção. A verdade é q achamos q temos muita coisa pra fazer na nossa vida e acabamos deixando de lado pessoas q nos amam verdadeiramente e que de alguma forma contribuem ou contribuiram para sermos o q somos. Temos q dar mais valor aos nossos idosos. Muito bom mesmo, continue escrevendo! BjO Ótima noite pra vc! ;)

    ResponderExcluir